Adoção de RFID conta agora com apoio da startup E-Solutions

0
148

TIC em Foco, a partir de fonte original: RFID Journal Brasil. Por Edson Périn, 23 de setembro de 2016

A startup E-Solutions presta serviços de apoio à implantação de identificação por RF

De olho no mercado crescente de identificação por radiofrequência (RFID), Samuel Bloch da Silva e Rafael Januzi fundaram recentemente a startup brasileira E-Solutions. A empresa propõe-se a preencher uma lacuna no mercado brasileiro, oferecendo projetos e serviços diversos relacionados com as tecnologias de RFID, incluindo laboratório para testes, que conta com câmara semianecóica para realização de operações como Tag Survey, Tag Selection e Placement.

O local respeita as dimensões mínimas recomendadas pela EPC Global para testes em ambientes abertos com etiquetas RFID UHF passivas. É modelado matematicamente por software, que fornece a sua caracterização. Os absorsores estão dispostos na forma de biombos com rodízios, permitindo que o ambiente seja configurado de acordo com as necessidades de cada material e teste a ser realizado. Com reposicionamento dos biombos, o software caracteriza o novo lay-out da área de leitura, fornecendo informações sobre a quiet zone (área em que não há sinal de radiofrequência a ser lido) e o ruído esperado. Dessa forma, antes de cada teste, é possível validar o valor calculado pelas medições diretas na quiet zone, explica Manoel Barbin, conselheiro de P&D da E-Solutions.

A equipe técnica do laboratório também conta com um software específico para execução dos testes de Tag Survey. O aplicativo fornece relatórios precisos e úteis aos usuários da tecnologia, principalmente quanto à escolha da melhor etiqueta para cada aplicação. Além de leitores de mercado, o laboratório possui analisador de espectro portátil da Aaronia SPECTRAN HF 2025E-V3, bem como antena Aaronia HyperLog 7025 e OmniLog 90200 calibradas pelo fabricante.

O laboratório possui parceria com o Centro de Competência em Manufatura, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos.

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here