Apps para o agronegócio

0
1864

Nos últimos anos, tem crescido o número de soluções em TI direcionadas para o setor agropecuário. O 1º Censo AgTech Startups Brasil, resultado de uma parceria entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e o AgTech Garage, realizado por meio de um questionário online, identificou 76 agtechs, ou seja, novas empresas de tecnologia direcionadas para o agronegócio.

As startups de tecnologia surgem embaladas por uma nova onda computacional que acena com transformações no mundo todo. Trabalham considerando um contexto de mobilidade, privilegiando o uso da nuvem e dos dispositivos móveis. Empregam técnicas que permitem a realização de análises avançadas para o apoio à tomada de decisões e tendem a adotar modelos de negócios inusitados.

No Brasil, a crise econômica aliada com as mudanças tecnológicas em curso em nível mundial explicam o crescimento relevante do número de soluções em TI direcionadas para a agropecuária. O setor conseguiu superar a crise, tornando-se uma “tábua de salvação” diante da catástrofe geral, o que acabou atraindo os novos empreendedores.

TIC em Foco fez uma pesquisa pela internet e reuniu para você algumas opções de aplicativos móveis (apps) disponíveis para download gratuito ou mediante pagamento, lançados nos últimos anos. Os apps tratam dos desafios do setor agropecuário, cobrindo temas variados, incluindo a gestão da propriedade rural, o manejo do rebanho, a identificação de doenças, pragas e ervas daninhas, a adequação ao código florestal, a previsão climática, a cotação de commodities, etc.

Muitos aplicativos foram desenvolvidos por agtechs. No entanto, instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos e empresas já consolidadas também têm contribuído para ampliar o leque de alternativas em TI para o agronegócio, incluindo na sua proposta o emprego dos dispositivos móveis.

Seu app não aparece na nossa relação? Envie-nos informações sobre ele. Logo faremos uma nova lista e gostaríamos de incluí-lo nela.

Apps disponíveis para o setor agropecuáriário

ADAMA Alvo 

A ferramenta permite identificar pragas, ervas daninhas e doenças através da sua comparação com imagens armazenadas em um banco abrangente. O produtor pode usar o ADAMA Alvo como apoio para tratamento de doenças nas lavouras brasileiras de soja, trigo, milho, algodão, cana-de-açúcar e café. O software fornece informações sobre ciclo de vida, potencial de danos e produtos indicados para o combate às pragas e doenças. Também é possível acessar a previsão do tempo na região de interesse e a previsão de tempo personalizada do aplicativo, que permite prever as condições climáticas em cada propriedade rural.

Gratuito. Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: ADAMA Agriculture, Amsterdam (NL).

Agri Precision

Voltado para técnicos, assistentes, grandes e pequenos agricultores. Desempenha as funções de um GPS de mão, ajudando a mapear áreas de amostragem de solo e fornecendo dados do terreno. Permite cadastrar projetos e talhões; gerar contornos; criar grades amostrais; navegar pelos pontos para fazer coleta de amostras; criar tabelas de dados contendo resultados e exportar os arquivos. A interface é simples, de uso intuitivo e funciona com ou sem acesso à internet para armazenar dados. Quando conectado, tem a opção de enviar informações por e-mail.

O aplicativo é pago e pode ser adquirido por meio de assinatura mensal ou através de licença única. Disponível em Android. Desenvolvedor: Leonardo de Oliveira.

Agritempo

Permite ao produtor rural consultar mapas de monitoramento, índice de seca, histórico de chuvas e temperaturas máximas e mínimas. As informações estão disponíveis para diferentes regiões brasileiras, bastando inserir o nome do município ou acionar o GPS para obter os dados de interesse. As informações são atualizadas cada vez que o celular se conecta à internet.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android. Desenvolvedor: Embrapa Informática Agropecuária.

Agroeste

Agroeste é ideal para aqueles que precisam (ou gostam de) acompanhar os principais índices do mercado de commodities (bolsa de valores de Chicago), incluindo soja, milho, trigo, algodão e café. O Agroeste também permite acompanhar a cotação do real frente ao dólar e diversas outras moedas.

Disponível para iOS. Desenvolvedor: De Venturi Co., Paulo Venturi.

Agrosmart

A solução da Agrosmart permite monitoramento em tempo real de dez variáveis ambientais, através do uso de sensores e satélites. Entre as variáveis monitoradas encontram-se a umidade do solo e a presença de pragas. Os dados são interpretados pelo aplicativo, que gera relatórios com recomendações sobre irrigação, condições do solo, clima, consumo de energia elétrica e água.

Segundo o fornecedor, a solução proporciona uma economia de água de até 60%, pois permite saber exatamente a necessidade hídrica da planta e, a partir daí, calcular a quantidade diária de irrigação necessária. Além da economia de água, o app também contribui para gerar economia de energia elétrica e aumentar a produtividade.

Solução paga, que requer o uso de sensores. O aplicativo encontra-se disponível nos sistemas iOS e Android. Desenvolvedor: Agrosmart.

BIOTRIGO Genética

Para auxiliar a sua tomada de decisão, o aplicativo BIOTRIGO Genética da BIOTRIGO fornece ao triticultor acesso a notícias e eventos, classificação e características de cultivares e calculadoras de rendimento e densidade de semeadura.

Disponível em iOS. Desenvolvedor: BIOTRIGO.

BovControl

O aplicativo permite coletar dados de campo de forma rápida e eficiente em um smartphone, mesmo no modo offline. Deve ser utilizado juntamente com o Painel do Pecuarista, disponível no site www.bovcontrol.com.br. Através do Painel, o produtor pode acessar as informações necessárias para controle de custos e recursos e para a tomada de decisões eficientes. O Painel apresenta os dados organizados em tabelas e séries históricas e traz análises e gráficos de apoio.

A ferramenta é ajustada às necessidades de pecuaristas de gado de corte, leite, confinamento e genética. Informações sobre filiação, data de nascimento, vacinas e tratamentos podem ser incluídas na ferramenta, assim como fotos do animal. Entre as atividades passíveis de serem geridas pelo BovControl estão exames de toque, controle reprodutivo, ordenha e desmame. Um feed de monitoramento registra dia após dia todas as atualizações.

Gratuito para experimentação e o pagamento varia conforme o número do rebanho. Disponível para Android. Desenvolvedor: BovControl.

Brabov  

Indicado para pecuaristas que trabalham com gado de corte, o Brabov é uma alternativa ao uso de cadernetas e planilhas. Permite registrar a compra e venda de animais e gerenciar o manejo do rebanho. Armazena dados sobre pesagem, movimentação de lotes, inseminação, desmama, aplicação de vacinas, castração entre outros.

Com os relatórios, é possível comparar o desempenho de diferentes lotes e, desta forma, verificar quais estão ganhando mais peso, a produtividade por animal e quando o gado atinge o ponto de venda. Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de controle do desempenho da fazenda mesmo à distância.

A interface é simples e, na versão para celular, permite o uso offline. Há um plano gratuito com funcionalidades limitadas. A versão Premium tem custo mensal a partir de R$ 19,00. Disponível para iOS e Android. Desenvolvedor:  Brabov.

Caderno de Campo

O Caderno de Campo portátil é o módulo do sistema de rastreabilidade agrícola Caderno de Campo. É composto por três funções: Apontamento de Produção (quem trabalhou, em qual atividade, quando e qual foi a sua produção), Monitoramento Integrado de Pragas (registra a amostragem do monitoramento de pragas e doenças nas plantas, com o propósito de indicar o nível de infestação) e Levantamento Estatístico (registra as contagens feitas a partir de parâmetros de avaliação da qualidade das atividades realizadas no campo). Essas funções enviam os dados coletados para o sistema online Caderno de Campo, onde serão interpretadas para gerar relatórios, visando ao melhor controle da mão de obra, das pragas e da qualidade do trabalho.

O aplicativo é parte da solução. Disponível para iOS. Desenvolvedor: CheckPlant Sistemas S.A.

Calagem do solo

Calcula de forma rápida a necessidade de calagem, informando a quantidade de calcário a ser aplicada no solo. Também determina a classe textural e o tipo do solo de acordo com as porcentagens de areia, argila e silte. É possível enviar os dados dos cálculos para um e-mail, junto com Nome da Propriedade, Nome do Proprietário, Município e Cultura a Corrigir.

Disponível para Android. Desenvolvedor: Leonardo Froio Inácio.

Calculadora para agricultores

Auxilia o agricultor em cálculos para uma série de atividades, como semeadura, adubação e fertilização, entre outras. O aplicativo permite, por exemplo, determinar a quantidade adequada de plantas em uma área específica.

Disponível para Android. Desenvolvedor: SamF – Samuel Faber (Eppinger).

Commodities Market Prices

O aplicativo permite que o produtor rural acompanhe as cotações de suas mercadorias de uma só vez e em um só lugar. Fácil de usar, fornece informações sobre a cotação de commodities agrícolas nas principais bolsas de mercadorias (Chicago, Nova York, etc.). O software possibilita a criação de listas personalizadas, com inclusão e remoção de commodities e índices e a geração de gráficos semanais, mensais e anuais.

Gratuito e está disponível para Android. Desenvolvedor: CodeAndro, Maharashtra – Índia.

Commodity Spy

Commodity Spy é um aplicativo de monitoramento de commodities (trigo, soja e milho, mas pretende ampliar o leque de opções em breve, incluindo café, aveia, açúcar, leite, óleos, arroz bruto, gado vivo, porcos, etc.) para uso por produtores rurais, agrônomos e comerciantes que negociam ações, commodities e preço futuro. Rastreia todas as posições de commodities e informa sobre qualquer mudança, contribuindo para a tomada de decisão em cada momento.

O aplicativo não fornece dados históricos, concentrando-se no acompanhamento dos dados reais e informando sobre as alterações nos preços das mercadorias de interesse. Permite a definição de vários tipos de alertas, incluindo, por exemplo, aviso sobre oscilação de preço para mais e para menos, alerta da queda de preços e da primeira queda de preços, após aumentos sucessivos.

Gratuito. Disponível para Android. Desenvolvedor: Studio Noframe – Kaunas, Lithuania.

Compêndio agrícola Agrimind

Ajuda o produtor a identificar e combater pragas que atacam a sua lavoura. A ferramenta lista mais de novecentas pragas, associadas a 150 culturas diferentes, incluindo grãos, frutas e hortaliças.

O aplicativo permite buscas por praga ou cultura, princípio ativo de agroquímicos e nome do fabricante dos defensivos agrícolas. Ao todo, são 1.800 produtos cadastrados. As informações sobre defensivos são compiladas do site do Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Agrofit) e das bulas de fornecedores.

Para facilitar a identificação das pragas no campo, o aplicativo traz fotos de insetos, ervas daninhas e fungos, identificando-os por seu nome científico. A ideia é facilitar o reconhecimento das pragas independentemente dos nomes populares com que são conhecidas nas várias regiões do país.

O aplicativo é pago. Pode ser usado offline e permite compartilhar informações com outros usuários, seja por e-mail ou através das redes sociais. Disponível para os sistemas iOS, Android e Windows Phone. Desenvolvedor: Lucinei Robson Loch (Agrimind Apps).

Consórcio Antiferrugem 

Monitora a dispersão de ferrugem asiática da soja no Brasil ao longo das safras. A ferramenta funciona a partir da análise de mapas de risco, com detalhes sobre cada ocorrência registrada. O aplicativo também permite que o usuário identifique as cidades onde foram registrados os focos da doença.

Gratuito. Disponível para iOS e Android. Desenvolvedor: Embrapa Soja; PBA Software Ltda.

Controle Pluviométrico

O Controle Pluviômetro foi desenvolvido com o intuito de substituir os antigos cadernos de registros de medição pluviométrica usados por muitas pessoas no campo. Entre as funcionalidades estão: controle de vários pluviômetros; medição com registro de data e hora; edição e exclusão de medições e pluviômetros; medição rápida; e relatório mensal de acúmulo de pluviosidade.

O aplicativo dispõe de um calendário para organizar marcações pluviométricas e permite dividir uma mesma área em porções menores. Outra funcionalidade é a geração de mapas de resultados a partir do cruzamento de marcações ao longo do tempo.

Implantada recentemente, a função sincronizar dá a opção de salvar os dados na nuvem, para serem acessados de qualquer tipo de dispositivo.

Gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.  Desenvolvedor: Agrimind.

Detector de Pragas

O aplicativo ajuda no diagnóstico de duas pragas da soja (olho de rã e ferrugem asiática) e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). Funciona a partir da captura de imagens da folha, que são analisadas e comparadas com o banco de dados do app. Está em fase de desenvolvimento para que possa reconhecer outras doenças.

Gratuito. Disponível para o sistema Android.  Desenvolvedor: departamento de pesquisa da UFMS Campus de Ponta Porã.

Doutor Milho

O aplicativo para smartphone se propõe a apoiar extensionistas, consultores e técnicos em geral, bem como estudantes e produtores rurais em suas visitas rotineiras às lavouras de milho, oferecendo informações técnicas e recomendações de manejo, de acordo com o estádio de desenvolvimento de cada talhão/gleba da lavoura. Funciona offline e é simples e prático: basta cadastrar o nome do talhão/gleba e inserir a data de emergência das plantas. Em seguida, deve-se confirmar o estádio de desenvolvimento das plantas de milho. Com essa informação, o aplicativo oferece uma série de sugestões de manejo, específicas para cada fase.

Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. Desenvolvedor: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola).

Esteio Controle de Leite e CMT

A proposta do aplicativo é facilitar o processo de gestão do rebanho leiteiro com ferramentas para o cadastro de animais, controle leiteiro, controle CMT e relatórios.

Fácil de usar, oferece rapidez no registro da informação, mobilidade e auxílio ao produtor no gerenciamento da sua fazenda. São disponibilizadas outras funcionalidades, como a exibição da produção dos animais e relatório de perdas e ganhos, além do CMT.

Gratuito. Disponível para Android. Desenvolvedor: Esteio Controle Zootécnico.

FishMobile

Aplicativo móvel capaz de proporcionar o controle total da piscicultura: do povoamento à despesca. Fácil e intuitivo, é um substituto poderoso para planilhas eletrônicas e caderno de anotações. Entre os benefícios destacam-se a previsibilidade sobre a quantidade de biomassa para vendas futuras; o acompanhamento do custo de produção; acesso a relatórios e dados da produção em tempo real; aumento da eficiência produtiva e otimização dos recursos.

Teste gratuito por trinta dias; R$ 149,00 mensais para plano anual. Disponível para Android. Desenvolvedor: Agrinova Tecnologia.

FMC Agrícola Brasil

O aplicativo para tablet e celular auxilia na identificação de plantas daninhas, pragas e insetos, através da comparação com imagens do acervo. Outro benefício do app é oferecer informações agronômicas, por meio de vídeos e materiais técnicos da FMC.

Aplicativo gratuito. Disponível para iOS e Android.  Desenvolvedor: FMC Agricultural Products.

FOXBayer

A ferramenta auxilia o produtor na identificação de pragas da soja, trigo, feijão e algodão, a partir de um banco de fotos com imagens em alta resolução. O aplicativo fornece também recomendações para o tratamento utilizando o defensivo FOX.

Gratuito. Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: Bayer CropScience.

General do Campo

General do Campo foi criado para auxiliar o profissional do campo na lida com equipamentos agrícolas. Possui uma série de equações que ajuda agricultores e agrônomos nos processos de mecanização agrícola. Existem cálculos disponíveis para preparo de solo, plantio e tratos culturais, colheita, produção do feno, tratores agrícolas, vazão de pulverizadores e semeadura adubadora.

Disponível para Android. Desenvolvedor: equipe da UAG/UFRPE.

GeoMapa Rural

Para uso em smartphones e tablets, a solução captura as coordenadas (latitude e longitude) das áreas da propriedade rural, gerando informações necessárias à contratação de financiamentos no Banco do Brasil (BB), contribuindo para o ganho de agilidade e eficiência na tomada de crédito.

Estão disponíveis dois modos de operacionalização: Captura Automática – onde o usuário faz o contorno da área e a cada 10 segundos o GPS interno do aparelho marca um ponto; e Captura Manual – marcando-se os pontos, no local, usando a função GPS ou com ajuda de um mapa de satélite. Esta última opção somente funcionará com a existência de rede e função dados móveis do aparelho ativada.

Em complemento, a página “www.bb.com.br/agronegocios” apresenta funcionalidades de visualização e impressão do polígono transmitido ao BB com suas respectivas coordenadas.

Disponível para iOS e Android. Desenvolvedor: Banco do Brasil.

GPS Fields Area Measure

Através de emprego do GPS no smartphone, o aplicativo permite marcar rapidamente área ou distância, salvar e editar medidas, agrupá-las e nomeá-las, bem como mapear a caminhada em torno de uma dada área para mensurá-la automaticamente. É possível, também, enviar os resultados para outras pessoas.

O aplicativo é gratuito. Disponível em português nos sistemas Android e iOS. Desenvolvedor: Studio Noframe – Kaunas, Lithuania.

Imaflora – Simulador do novo Código Florestal

O produtor rural, com empreendimento de qualquer porte, pode conferir sua situação diante do Código Florestal por meio de tablets com acesso à internet. Introduzindo dados sobre localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível obter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal. O proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. Dependendo da situação do empreendimento, fica informado sobre o quanto de floresta excedente pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa.

O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para cada bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções.

É uma ferramenta fácil e prática para o produtor rural entender a aplicação do Código Florestal para o seu imóvel rural e se preparar para o seu registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é o primeiro passo para a legalização ambiental de sua propriedade.

O aplicativo traz ainda a íntegra do Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais. O Guia explica os conceitos da Lei embutidos no aplicativo e que permitem ao produtor entender o passo a passo para o cumprimento do Código Florestal.

O software é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS. Desenvolvedor: Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais).

INMET Tempo e Clima

Traz todas as informações essenciais sobre o tempo e o clima do Brasil, provenientes do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), apresentadas de forma clara. São feitas previsões para várias cidades e para as cinco regiões do Brasil.

Compõe-se dos seguintes componentes: Previsão (informa o que esperar para os próximos cinco dias nas cidades do Brasil);  Tempo Agora (informa como está o tempo nas cidades do Brasil a partir de informações de temperatura, precipitação, umidade relativa e outras cinco variáveis atualizadas a cada hora); Avisos (mostra os avisos emitidos pelos meteorologistas do INMET de cada estado); e Satélite (fornece imagens da América do Sul do satélite GOES 13 animadas e atualizadas a cada quinze minutos).

Aplicativo gratuito. Disponível para Android e iOS.  Desenvolvedor: Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

InovaLeite

Ideal para fazer o controle de produtividade das vacas leiteiras, permite a construção de um diário de bordo com informações sobre manejo sanitário, reprodutivo, alimentar e produtivo, mesmo sem acesso à internet. Uma vez conectado à internet, o dispositivo é sincronizado a um software na nuvem que retira automaticamente os insumos utilizados do estoque e lança o custo proporcional na conta de cada animal alvo da execução da tarefa. Dessa forma, fica mais fácil ter acesso ao custo de produção individual e à rentabilidade por vaca. Segundo o fornecedor, foi observada economia de até 15% nos custos de produção somente a partir do controle de estoque e adequação do manejo nutricional.

Entre os ganhos para o produtor, estão a seleção adequada de matrizes; redução do desperdício de insumos; facilidade de administrar os recursos humanos da fazenda, verificando tarefas concluídas e pendentes; além da tomada de decisões mais assertivas, baseadas em relatórios técnicos.

O uso requer pagamento mensal. Disponível para Android e Windows Phone. Desenvolvedor: Agroinova Tecnologia.

IZAgro

Fornece informações sobre ameaças às plantações e produtos capazes de combatê-las. A ideia é que produtores, técnicos e estudantes tenham acesso a dados sobre produtos registrados para controle de pragas, doenças e ervas daninhas em mais de dez culturas diferentes.

Aplicativo gratuito. Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: startup IZAgro.

JetBov

Aplicativo para coleta de informações sobre rebanho e gestão de fazendas da cria até a terminação, a pasto, no semiconfinamento ou confinamento.

Possibilita controlar todas as etapas do manejo reprodutivo de forma simples e também auxilia na gestão de custos de nutrição, pasto e confinamento, em poucos passos. Primeiro, é necessário cadastrar os animais da fazenda. Segundo passo é iniciar a coleta de dados sobre o que acontece no campo, mesmo sem a presença de internet, eliminando cadernos e planilhas. Com um único clique, é possível sincronizar estas informações na conta do JetBov. O próximo passo é acessar os relatórios e análises inteligentes de qualquer computador, com o intuito de tomar decisões para aumentar a renda da fazenda.

Disponível para os sistemas Android e iOS. Desenvolvedor: JetBov.

Pioneer – Aplicativo de avaliação de plantio

Auxilia no momento do plantio. Uma das maneiras mais comuns para projetar a qualidade do plantio é avaliar a uniformidade das plantas. E isso é justamente o que programa se propõe a fazer. Com ele, é possível medir a distância entre as plantas e assim obter o resultado estimado da uniformidade do seu estande. Com esses dados em mãos, o produtor pode fazer correções ainda durante o plantio das próximas linhas ou em uma próxima safra.

Aplicativo gratuito. Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: DuPont Pioneer.

Plante Certo

Plante Certo traz informações técnicas de gramíneas e leguminosas da mais alta qualidade e confiabilidade para o produtor, aluno, professor e interessados que buscam conhecimentos para seu plantio.

Disponível para Android e IOS (Apple). Desenvolvedor: Wolf Sementes.

Scot Consultoria

Com um simples toque, é possível o acesso às cotações da soja e do milho; do boi gordo, da vaca gorda, dos bovinos para reposição do rebanho (à vista, com 30 dias e preços em dólares), da arroba do boi gordo no mercado futuro, do preço do leite ao produtor, da carne bovina no mercado atacadista, e notícias relevantes sobre o agronegócio.
Essas informações estão disponíveis por região produtora ou por região de importância comercial, com indicação de oscilação de preço.

Uma vez atualizado o aplicativo, é possível ler as informações e conferir as cotações, mesmo desconectado da internet (modo offline). É um caminhão de dados e de conteúdo de informação atualizados diariamente, com o objetivo de auxiliar decisões e ajudar a realizar bons negócios.

Gratuito. Disponível para iOS. Desenvolvedor: Scot Serviços Auxiliares para Agropecuária.

Sementes Rastreadas

O aplicativo permite a criação de um ambiente de interação que visa a aproximar empresas fornecedoras de sementes e agricultores que utilizam sementes como insumo principal. Possibilita a gestão das informações e a rastreabilidade em todas as fases do processo de produção de sementes, beneficiamento na UBS até a venda ao cliente final.

Disponível para Android. Desenvolvedor: O Agro Softwares para o Agronegócio.

 Soja Brasil

Com a ferramenta, os sojicultores podem ver as notícias do site do projeto, as cotações da soja, a previsão do tempo para todos os municípios do Brasil, as reportagens exibidas pelo Canal Rural e o calendário agrícola. Os produtores também podem usar a opção calculadora, para ter uma visão aproximada dos resultados econômicos que pode alcançar na sua produção, considerando a cotação do dia. Para estimar o lucro, basta fornecer o número de hectares, o custo por hectare, o tipo de comercialização e a produtividade média esperada.

Aplicativo gratuito. Disponível para sistema iOS (iPhone e iPAD). Desenvolvedor: parceira entre Canal Rural e Associação dos Produtores de Soja do Brasil, com a coordenação técnica da Embrapa Soja.

SpraySelect

O SpraySelect é um aplicativo móvel para seleção de bicos de pulverização que ajuda o agricultor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Para isso, o produtor deve fornecer informações como a taxa esperada de precisão da aplicação, a velocidade de avanço e o espaçamento entre os bicos. A partir daí, a ferramenta apresenta uma lista com os bicos mais adequados para a aplicação a ser feita.

Gratuito. Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: TeeJet Technologies (empresa líder mundial em pulverização).

Strider

Permite ao produtor manejar pragas, controlar aplicações e monitorar dados sobre fertilidade e umidade. O app aposta numa interface amigável, similar ao WhatsApp e o Facebook e tem a vantagem de ser usado em modo offline.

Disponível para Android e iOS. Desenvolvedor: Strider.

Suplementa Certo Embrapa

A finalidade do aplicativo é auxiliar o pecuarista na avaliação do benefício/custo de alternativas de suplementação do rebanho no período da seca. A interface intuitiva permite a comparação de produtos de suplementação, à disposição do pecuarista, em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semiconfinamento.

As avaliações podem ser feitas em poucos minutos. Para fazer a primeira simulação, basta cadastrar o lote de animais a suplementar, cadastrar os produtos que se deseja comparar e solicitar a comparação. O aplicativo, então, pede a data inicial da suplementação, a duração em dias, um valor da arroba previsto para o final da suplementação e o provável rendimento de carcaça. Daí basta solicitar a comparação para obter os resultados.

O aplicativo é gratuito. Disponível para Android. Desenvolvedor: Embrapa Gado Corte em parceria com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

VETSmart

Direcionada para veterinários de animais de grande porte, a ferramenta funciona como um receituário inteligente. Uma vez em atendimento, o profissional pode consultar a bula de medicamentos e vacinas, verificar a recomendação para aplicação e a frequência de uso do produto. A dosagem é indicada de acordo com o peso de cada animal e calculada no próprio aplicativo.

O sistema também conta com informações sobre quantidade de ração e suplementos que deve ser administrada. Após o atendimento médico, o receituário pode ser impresso ou enviado para o e-mail do dono da propriedade.

A ferramenta também salva o histórico do animal, funcionando como uma espécie de diário das consultas de bovinos e equinos.

O aplicativo é gratuito. Disponível em versão para iOS e Android. Desenvolvedor: VETSmart.

WebGados

Plataforma online integrada para vender e comprar o melhor em gado de corte e leite, equídeos, ovinos, caprinos, maquinários agrícolas, caminhões e propriedades rurais através do computador ou smartphone. WebGados liga as duas pontas do negócio, transformando-se numa plataforma de encontro entre vendedores e compradores.

Disponível para iOS. Desenvolvedor: WebGado Aplicativos Ltda.

Yara TankMix IT

Fornece informações sobre misturas de produtos usados para pulverização na lavoura. Ao acessar o aplicativo, o produtor seleciona o seu país e visualiza uma série de produtos da linha YaraVita. O programa possui um banco abrangente de dados com milhares de testes e combinações de água, pesticidas, herbicidas ou ingredientes ativos.

O aplicativo é gratuito. Disponível para Android, iOS e plataforma web. Desenvolvedor: Yara Fertilizantes.

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here