As 50 empresas mais inteligentes em 2016: conheça o ranking do MIT

0
234

Todos os anos, os editores da MIT Technology Review escolhem as cinquenta empresas mais inteligentes do mundo, levando em consideração a sua capacidade para criar oportunidades de negócios. No ranking de 2016, encontram-se empresas tradicionais, de grande porte, que estão apostando nas novas tecnologias para redefinir os seus produtos e serviços e sobreviver em tempos de transformações rápidas. É o caso, por exemplo, da Microsoft e da Intel, da Bosch, Toyota e Nestlé.

O ranking MIT inclui, também, startups que conseguiram atrair a atenção do mercado, em virtude de contribuições tecnológicas relevantes e/ou modelos de negócios inovadores. Nessa condição estão, por exemplo, a Aquion, a Enlitic, a Airware, a Improbable e a Carbon.

O ranking é constituído, sobretudo, por empresas com sede nos Estados Unidos (64,0%). Alguns poucos países asiáticos e europeus repartem de forma mais ou menos equânime quase todas as demais posições no ranking. Não é mencionada sequer uma empresa latino-americana.

As cinquenta tidas como mais inteligentes distribuem-se por cinco domínios de atuação: computação e comunicações (30,0%), internet e mídia digital (18,0%), biotecnologia (28,0%), transporte (12,0%) e energia (12,0%).

A seguir, listam-se as empresas eleitas pelo MIT em 2016 por ordem de posicionamento no ranking. Mencionam-se a localização da sede da empresa e o seu domínio de atuação. Apresenta-se, também, um breve resumo dos motivos por que cada empresa foi incluída pelo MIT no conjunto das mais inteligentes.

A Califórnia concentra a maior quantidade de empresas mencionadas na lista do MIT, destacando-se, em especial, no estado, as empresas líderes atuantes na área de Computação e Comunicações e de Internet e Mídia Digital, embora todos os domínios estejam representados na região. Nos demais estados dos EUA, é forte a presença de empresas líderes em biotecnologia. Comparativamente à Califórnia, existem, também, no conjunto constituído pelos demais estados americanos, um número maior de negócios inteligentes envolvendo energia.

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here