Como criar um e-book e atrair mais contatos

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Você tem uma empresa de tecnologia e precisa atrair mais clientes, ou quem sabe encantar o seu público mais antigo? Que tal criar um e-book para ensinar algo novo ou apenas entreter as pessoas?

Essa estratégia de criação de e-books serve principalmente para duas coisas: atrair novos contatos, por meio de uma página de download, e fidelizar os clientes, agregando mais valor às suas vidas.

Se a sua empresa oferece, por exemplo, um aplicativo de meditações guiadas, crie um material sobre os benefícios da meditação ou sobre um tema relacionado, como alimentação equilibrada ou prática de yoga.

Já se a sua empresa oferece um software para edição de imagens, crie o seu e-book com dicas exclusivas para mexer na luminosidade das fotos, corrigir cores e fazer montagens. Quanto mais original for o conteúdo do seu e-book, melhor.

Defina o assunto do e-book

Existem várias fontes de inspiração para definir o assunto do seu livro digital. Antes, defina se você produzirá um único material ou pretende criar uma série de arquivos. Caso você queira criar vários e-books, tente ser o mais específico possível em cada um.

A sua fonte de ideias pode ser o próprio blog da sua empresa, os trabalhos de seu concorrente (desde que sirva de referência e você não faça uma cópia) e o seu Google Analytics. Com os dados do Google Analytics, você saberá quais temas fazem mais sucesso com o seu público e as principais buscas no Google que resultam em seu site.

Divulgue seu material

Se o seu objetivo é atrair mais clientes, o primeiro passo é criar uma landing page, ou seja, uma página de conversão. Dessa forma, antes de baixar o material, a pessoa terá de informar nome, telefone, e-mail e outras informações que você achar necessárias.

Não se esqueça de publicar o link de sua landing page em todas as redes sociais, onde você encontrará pessoas que poderão se tornar contatos da sua empresa após o download. Divulgue seu material no Facebook, no Twitter, no Instagram (colocando o link na bio do perfil) e no Pinterest.

Se você quer divulgar esse material para quem já é um contato da sua empresa, fazer a pessoa completar um cadastro antes de fazer o download é desnecessário. Crie um link direto para o arquivo e envie para os seus clientes e demais contatos por uma mensagem SMS.

Mantenha contato com quem baixou

Agora que você já aumentou a sua lista de contatos utilizando o seu novo e-book, é hora de construir um relacionamento com essas pessoas. Observe o tema do material e saiba que tipo de conteúdo será mais atrativo para esses contatos.

Para as pessoas que baixaram o seu material sobre alimentação, por exemplo, crie uma campanha de SMS marketing divulgando dicas de saúde e receitas rápidas. Entre esses conteúdos, fale sobre seu aplicativo ou software. Cuide, porém, para enviar conteúdo útil antes de tentar vender o seu produto.

Você pode programar os envios para toda a sua lista com antecedência, então planeje bem as dicas que você irá enviar e redija uma mensagem que gere alta conversão. Também fique atento ao limite máximo de espaço do SMS: 160 caracteres. O ideal é que você não atrapalhe a rotina de seus contatos, então opte por uma frequência de mensagens semanal ou quinzenal.

Agora é a hora de criar o seu e-book e crescer cada vez mais a lista de contatos da sua empresa para gerar mais vendas!

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