SGP Solar: Destaque no segmento de energia sustentável e exemplo de modelo de negócios inovador

1
327

O que torna uma inovação diferente de uma invenção é que a inovação é útil, agrega valor para o usuário, responde a uma necessidade. Satisfazer o cliente, atendendo as suas demandas, também é um requisito fundamental para que um negócio dê certo, é uma premissa para a sobrevivência das empresas.

No entanto, muitas vezes, especialmente em segmentos portadores do futuro, envolvendo novas tecnologias, para que uma dada solução se torne inovadora, ou seja, atenda às necessidades dos clientes, e para que a empresa possa gerar riqueza, é preciso buscar modelos de negócios criativos. A tecnologia está disponível, o cliente tem interesse em consumir o bem ou o serviço, mas a equação financeira em muitos casos não fecha. O objeto de consumo ainda é caro e o cliente tem que postergar o seu desejo e a empresa adiar a possibilidade de ganhos, amargando prejuízo.

A SGP Solar é um exemplo de empresa que conseguiu superar o desafio das contas que não fecham, criando um modelo de negócios inovador em um segmento de mercado altamente promissor: o de energia distribuída. Nesse segmento, em geral, os atores ainda batem a cabeça para descobrir como ampliar as vendas. Não falta gente oferecendo soluções que o cliente gostaria de consumir, mas por preços que ainda não cabem no bolso.

Quem é a SGP Solar

Com sede no Rio de Janeiro e escritório no Parque dos Três Picos, em Friburgo, a SGP Solar surgiu em 2011, com o propósito de fornecer tecnologia e soluções em energia solar e de inspirar mudanças de atitudes em prol da proteção do planeta.

Soube juntar os elementos necessários para atingir a sua pretensão de ser reconhecida como líder no mercado de geração de energia solar no Brasil. Por um lado, estabeleceu parcerias com os melhores fornecedores de tecnologia em nível mundial. Por outro, acumulou conhecimento técnico sobre as etapas do ciclo da geração de energia solar e legal. A SGP Solar cuida de todo o ciclo de desenvolvimento e implementação do seu projeto Solar que inclui estudos de viabilidade (analisa a viabilidade econômica e a capacidade de geração solar de acordo com a área disponível, sombreamento, ensolação direta e estrutura geral); design do projeto e engenharia (elabora o projeto de engenharia civil e elétrica visando à maximização de eficiência na geração solar); instalação / construção (instala em qualquer localidade independente do desafio, minimizando os riscos e garantindo a qualidade); e Manutenção & Monitoramento (O&M) (fornece manutenção e gerencia todos os indicadores e parâmetros para maximizar o desempenho e segurança do sistema solar).

Combinado com as parcerias corretas e o conhecimento técnico, está um discurso coerente com as novas tendências de energia limpa, sustentável, de bem com o planeta. Além disso, a SGP Solar conseguiu responder de modo satisfatório a questão que vem emperrando este tipo de negócio no país: encontrou uma resposta satisfatória para o problema do financiamento…

Financiamento Solar: o pulo do gato

O modelo de negócios da empresa é baseado em um contrato de compra de energia a uma taxa pré-determinada (Power Purchase Agreement, PPA). O cliente não faz investimento na solução solar. Os custos de desenvolvimento do projeto e de instalação dos painéis solares ficam a cargo da SGP Solar e de seus investidores. O cliente apenas cede o espaço para que a planta seja implementada, comprometendo-se a comprar a energia que for gerada no local, por um prazo de 15 a 20 anos, a depender dos termos contratuais.

Após o início da geração da energia solar, uma parte da conta de energia elétrica mensal tradicional do cliente é substituída por energia solar, o que resulta em uma conta de luz de valor inferior ao praticado pela concessionária. Isso porque a energia gerada pelos painéis solares é vendida por menos do que o valor cobrado pelas distribuidoras. Ou seja, o cliente só começa a pagar quando o projeto gera energia, somente pelo que for gerado de energia, por um preço inferior ao da energia tradicional.

Parceiros internacionais investem na SGP Solar

A SGP Solar fechou duas importantes parcerias com grupos internacionais para investir em novos projetos de energia solar no Brasil, captando cerca de €100 milhões com um fundo francês e um fundo italiano, que já estão sendo aplicados em novas plantas no país (ver http://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=14080&codSecao=).

O objetivo das parcerias é ampliar a capacidade de financiamento dos projetos desenvolvidos pela SGP Solar no Brasil, voltados a plantas geradoras com capacidade mínima de 1 MW, sem limite máximo de potência. Os principais focos da empresa são unidades industriais e comerciais, como shoppings, aeroportos, hospitais, estádios e supermercados, entre outros.

A SGP Solar já desenvolveu uma série de projetos de geração solar na Região Sudeste, com destaque para uma planta instalada no Hospital Pró Cardíaco e outra em fase de licenciamento no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Além disso, vem iniciando a implementação de outros projetos em unidades industriais e comerciais do Estado, assim como em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Energia solar: maneira ambientalmente amigável de você reduzir a sua fatura de energia (www.sgpsolar.com.br)

Glossário

Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão (https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar_fotovoltaica).

- Publicidade -
Innovation Hunter

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here